Compre com segurança

COMO LER PARTITURA

COMO LER PARTITURA NOTAÇÃO MUSICAL



 Uma partitura é uma representação escrita de música padronizada mundialmente. Tal como qualquer outro sistema de escrita, dispõe de símbolos próprios (notas musicais) que se associam a sons. No contexto da música assistida por computador, a partitura, ao contrário das tablaturas, desempenha um papel crucial. Através de tecnologias como MIDI é possível traduzir uma partitura integralmente para um formato legível pelo computador ou instrumentos electrónicos (como sintetizadores) para posterior reprodução.

Notação

Uma partitura não exprime apenas um instrumento. Pode incluir vários, cada um designado por voz e mesmo a letra da música.
As partituras necessariamente incluem um ou mais pentagramas, que como o nome diz, possuem 5 linhas. Cada linha pode representar diferentes notas musicais, dependendo da clave. As claves mais usuais são:
Clave de Sol - a 2ª linha (contada de baixo para cima - consultar Pauta (música) recebe a nota sol.
Clave de Fá - a 4ª linha recebe a nota fá.
Clave de Dó - a 3ª linha (central) recebe a nota dó. Também pode ser encontrada na 2ª ou 4ª linha.

Na partitura encontramos símbolos como:
Breve, Semibreve, mínima, seminima, Colcheia, Semicolcheia, Fusa e Semifusa

Mas o que isso quer dizer?
Os desenhos de breve ,semibreve e etc. são usados para identificar o tempo que a nota deverá ser tocada.


Pentagrama ou Pauta
?
?
Nem sempre a pauta é suficiente para conter todas as notas, acrescentam-se então outras linhas e espaços que denominamos de suplementares superiores ou suplementares inferiores.
?
Veja o exemplo dessas linhas suplementares abaixo:

Observação: As linhas e espaços superiores contam-se de baixo para cima e quando inferiores, contam-se de cima para baixo. Não existe limites para as linhas suplementares superiores e inferiores, mas geralmente só se costuma usar 5 linhas.
?
Clave
?
Clave é um sinal que se coloca no princípio da Pauta para dar nome ? s notas.
Nas músicas de piano e usam-se duas claves a de Sol e Fá e nas músicas para teclado usa-se apenas a Clave de Sol por que a clave de fá é substituída pelas cifras.
Vamos conhecer agora essas claves:
Clave de Sol
?
A Clave de Sol é usada para os sons agudos e alguns dos instrumentos, cujos sons são anotados na Clave de Sol são: clarinete, flauta, harmônica (gaita).. No teclado e piano ela é usada geralmente para tocar a melodia.
?
Clave de Fá
?
A clave de fá por sua vez é utilizada por instrumentos graves como contrabaixo, trombone, fagote, tuba etc…No piano ela é usada para mostrar as notas mais graves da música, que no teclado é substituído por cifras.

?
Veja agora aonde estão localizadas todas as notas nessas claves:?
?
Clique na imagem para ampliar
Notas ou figuras musicais
?
As figuras musicais são sinais que estabelecem a duração do som e do silêncio. Chamam-se também Valores. Os valores podem ser Positivos e Negativos.
?
Valores positivos – São as figuras das notas, que representam ? duração do som.
Valores negativos – São as figuras de pausas que representam ? duração do silêncio.
?
Veja abaixo o diagrama que mostras as principais figuras e seus valores:
?
?
Compasso
?
Um trecho musical consta de partes iguais chamadas compassos, que são separados por linhas verticais denominadas Barras ou Travessões.
?

No final de um trecho usa-se colocar 2 Travessões: Travessão duplo
?
Signos de compasso
?
Quase sempre compassos são representados por frações ordinárias, sendo que o numerador indica ? quantidade dos valores que entram no compasso e o denominador a qualidade.
?
Os compassos podem ser Binários, Ternários e Quarternários, e os mais usados são:
?
?
Valores das Notas e Pausas
?
Vamos aprender agora os valores das notas e pausas. As notas representam o Som, e as Pausas o silêncio. Elas tem o mesmos valores.
Os valores das notas e pausas abaixo, referem-se ao compasso quartenário (4/4, C ou 4).
?
Duração das notas
?
Tempo é a unidade usada para determinar a duração de uma nota. Por exemplo: 1 tempo, 2 tempos, 2 tempos e meio, meio tempo, etc… Cada música possui um tipo de andamento típico. Por exemplo, quando se dança uma valsa conta-se 1, 2, 3,? pois esse é o andamento da valsa: 3 tempos. Na maioria das músicas, o andamento típico é de 4 tempos.
?
Clique na imagem para ampliar
O sinal localizado acima da colcheia e semicolcheia é chamado de bandeirola. Cada sinal desses faz com que a nota seja dividida pela metade. Por exemplo: semínima (sem bandeirola) 1 tempo.
?
•? Colcheia (1 bandeirola) 0,5 tempo.
•? Semicolcheia (2 bandeirolas) 0,25 tempo.
?
As notas com bandeirolas só são simbolizadas da forma mostrada acima quando estão próximas a outras notas com bandeirola (ficam ligadas para facilitar a visualização). Só se pode ligar as notas quando a primeira nota está numa das cabeças do compasso (ex: 1, 2, 3, 4). As bandeirolas só podem ser ligadas de 2 em 2 ou de 4 em 4.
?
Sabendo que uma semibreve equivale ? 4 tempos, a mínima terá a metade do valor da semibreve e a semimínima terá metade do valor da mínima e assim por diante.Veja o exemplo no desenho abaixo:
?
?
Lembrando o Dó central está no centro do seu teclado. É uma tecla branca antes de duas teclas pretas. Este Dó serve de ponto de partida para nomear e localizar as notas tanto da mão direta quanto da mão esquerda.

VEJAM SÓ UMA BANDA MUNICIPAL DE INSTRUMENTO DE SOBRO:http://www.youtube.com/watch?v=l_c4uMm7loA

Um comentário: