Compre com segurança

Curso de Bateria

Curso de Bateria

 A BATERIA 
 É um instrumento de percussão, constituídos por várias peças (tambores epratos) de timbres e tamanhos diferentes, tocados por uma só pessoa.A palavra "bateria" refere-se a um conjunto de instrumentos depercussão de uma orquestra (ou de uma escola de samba, por exemplo)tocados por várias pessoas. Com base nisso, foi atribuído o mesmo nomeao conjunto de instrumento tocado por uma só pessoa, a BATERIA.

HISTÓRIA 
Inspirada nos tambores africanos, a bateria surgiu com a invenção dopedal de bumbo e do tripé de sustentação da caixa, pois com isso tornou-se possível agrupar várias peças em um único instrumento. Isso foi nosEstados Unidos, em meados de 1900. Naquela época, usava-se bumbo, caixa,ton-ton e prato. O chimbal só foi introduzido a bateria por volta de1930.Naquela época, a bateria tinha pouca posição de destaque, o máximoque podia fazer era marcar o tempo! Essa concepção só foi mudada, graçasa um baterista chamado Gene Krupa, que inovou a forma de se tocarbateria.

PEÇAS DA BATERIA 
A bateria é um instrumento modular, podendo conter vários tambores epratos, além de outros acessórios (agogô, carrilhão, etc). Recomenda-seao iniciante, uma bateria somente com as peças básicas. Abaixo temos umafigura de uma bateria, com o respectivo nome de cada peça.







A bateria é basicamente composta por pratos (ataque, chimbal e condução) e por tambores (caixa, ton 1, ton 2, surdo e bumbo).Existem ainda outros tipos de pratos e tambores, mas geralmente se tratam de acessórios.
 AS BAQUETAS
São aqueles dois "pauzinhos" que utilizamos para tocar bateria. Elas são as principais ferramentas do baterista. Quando tocamos, as baquetassão como se fosse nossa própria mão, ou seja, ela será uma continuação dos braços .Existem vários tipos de baquetas, variando em seu tamanho, peso, espessura. Cada tipo geralmente é indicado a um determinado estilo musical. Mas os tipos de baquetas também podem ser escolhidos, levando em conta o gosto pessoal.

Os dois tipos de baquetas mais utilizados são os modelos 5A e 5B.As baquetas modelo 5A são as mais utilizadas, não são nem pesadas nem leves. São muitos indicados para iniciantes, e a estilos musicais não muito pesados (pop, rock, country, samba, reggae, etc ). Já o modelo 5B é um pouco mais pesado. São indicados para práticas de exercícios técnicos e a estilos de música um pouco mais pesada (hard-rock, heavy-metal, etc). As baquetas podem ter pontas de nylon ou ponta de madeira. As baquetas com ponta de nylon tem um som mais brilhante, agudo". Já abaquetas com ponto de madeira tem um som mais "macio, aveluda do", principalmente quando tocamos nos pratos. A escolha é uma questão de gosto, leva-se em conta também, o fato das baquetas com ponta de nylon durarem mais, além de conservar o instrumento.

 Manuseio das Baquetas:

OLÁ PESSOAL!!! E aí, já estão com as baquetas em mãos? AINDANÃO??!! Pois então vamos IMPROVISAR uma! Sem essa de caneta, lápis, etc... Peque um cabo de vassoura (infantil) e faça um par de baquetas com 40 cm de comprimento, e pronto! Mãos a obra! (ou melhor, compre um par, não é tão caro assim, até em loja de cds você acha).Já com as baquetas EM MÃOS... Nessa página vamos observar atentamente a forma correta de segurá-las e manuseá-las, utilizando apegada moderna (onde ambas as mãos seguram a baqueta da mesma forma).Vale a pena lembrar que existem outros tipos de pegada (como a pegada tradicional), mas não recomendo aos iniciantes, pois cada mão segura abaqueta de forma diferente, dificultando assim a assimilação. Para melhor exemplificar, vamos dividir os dedos da mão em duas partes: uma delas é o que chamamos de “
 pinça
”(dedo indicador e polegar), e a outra chamamos de “
 mola
”(dedo médio, anular e mínimo).Veja nas figuras 1 e 2, a forma correta de segurar abaqueta. Note que o polegar e o indicador (pinça) estão na mesma altura, pressionando relaxadamente a baqueta, enquanto os outros dedos (mola) apóiam a baqueta como se fosse um único dedo. Observe também que a baqueta não sai da mão, ela vai somente até a linha do pulso, e fica alinhada com o antebraço (como se fosse uma continuação dele). Isso vale para ambas as mãos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário